AuE Soluções no 61º CNBot

Autor: Anita Cid - Data: 06/10/2010

Entre os dias 5 e 10 de setembro, a AuE Soluções esteve presente na 61ª edição do Congresso Nacional de Botânica (CNBot). O CNBot é um evento científico que ocorre anualmente reunindo milhares de botânicos, ecólogos, estudantes e profissionais de áreas afins. Durante o congresso há palestras, simpósios, mesas redondas e mini-cursos, além de exposição de painéis de diversos trabalhos apresentados por estudantes e profissionais das mais diversas instituições do país. A AuE Soluções apresentou o painel intitulado "Procedência geográfica das plantas ornamentais cultivadas no país", com os dados obtidos através da pesquisa desenvolvida em 13 anos pela empresa para formação do vasto banco de dados que acompanha os programas AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE.

De acordo com Gláucia Oliveira, uma das autoras do trabalho, no painel que a empresa apresentou "pôde-se constatar que a maioria das plantas ornamentais cultivadas no Brasil não são nativas, ou seja, são plantas naturais de outros países". A pesquisa constatou que 30% das plantas cultivadas no Brasil vieram da Ásia; 24% das Américas do Norte, Central ou do Sul (excluindo o Brasil); 13% da África; 6% da Oceania e 6% da Europa. "O percentual de espécies nativas utilizadas nas paisagens brasileiras é de apenas 21%, o que é relativamente baixo. Para aumentá-lo, propomos que mais espécies brasileiras sejam cultivadas para fins ornamentais", explica a bióloga. "O tema é muito debatido entre biólogos e áreas afins, pois alerta para a importância de se usar plantas nativas para preservação da nossa biodiversidade. Além disso, desperta para o potencial do Brasil que como país tropical abriga parte significativa das espécies de plantas do mundo e possui muitas plantas de beleza exuberante que podem ser utilizadas para fins paisagísticos"

Pôster elaborado pela AuE Soluções apresentado no CNBot

Clique na imagem acima para ver uma versão ampliada.


O trabalho desenvolvido ao longo da trajetória da empresa constitui uma boa e confiável fonte de informação para os dados sobre espécies exóticas (aquelas que não são nativas) no país. "Constantemente tem-se discutido sobre o tipo de impacto que eventualmente algumas espécies exóticas podem ter sobre o ecossistema, caso se tornem invasoras, que são aquelas que se adaptam muito bem, se reproduzem muito e às vezes conseguem dominar alguma área, uma paisagem, competindo com as plantas nativas", alerta Gláucia. Visto isso, o painel apresentado pela AuE Soluções gerou bastante interesse entre os participantes do evento. "Diversas pessoas nos questionaram sobre o trabalho e como ele foi realizado", relata Gláucia, que representou a empresa no evento. "Acredito ter sido importante a apresentação dos dados sobre plantas Ornamentais no Brasil que parte de uma compilação de informações sobre os principais usos e origem. Os resultados apresentados colocam o desafio de incrementar o uso de espécies nativas no paisagismo brasileiro", pondera Carolina Matozinhos, também botânica da AuE Soluções e que esteve presente no evento.

Além da bióloga, Marinês Eiterer, também bióloga e consultora em botânica da AuE Soluções e Guilherme Motta, diretor da empresa, assinam o trabalho.


Compartilhar:


Anterior Próximo

AuE LandMANAGER

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
3 + 5 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Dicas Técnicas
HydroLANDSCAPE: Integração com o AutoLANDSCAPE
HydroLANDSCAPE: Integração com o AutoLANDSCAPE

Veja como o HydroLANDSCAPE e o AutoLANDSCAPE trabalham juntos facilitando o dia-a-dia dos projetistas

Ecologia
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 7 No 76 / Setembro de 2010

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*